segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como nascem as paixões.

Confesso a vocês que não sou muito fã  dos campeonatos de futebol da Europa, acho o futebol deles sem graça nenhuma comparado ao nosso. Mas, no dia 19/05/07, ,uma cena que assisti na televisão chamou minha atenção. Era a final do Campeonato alemão de futebol temporada 2006/2007. O time do Stuttgart  venceu sua última partida e se sagrou campeão. A torcida fez uma bela festa no estádio, pois já esperavam um título há 15 anos. Mas o que me chamou atenção foi outro fato: Como o campeonato era disputado por pontos corridos, em outra cidade, era disputada outra partida onde o Schalke 04 venceu o jogo, mas não atingiu a pontuação necessária para se sagrar campeão e ficou com o segundo lugar na competição. O estádio também lotado e ao final da partida, os torcedores não iam embora do estádio e aplaudiram seus jogadores como se estes fossem soldados voltando da guerra. Quando, pra minha surpresa, o locutor passa a informação de que o Schalke com mais essa tentativa frustrada, chegaria na próxima temporada aos 50 anos sem títulos .
 
Na mesma hora me perguntei: "Que tipo de paixão é essa que faz com que essas quarenta mil pessoas lotem um estádio, após todo esse tempo sem títulos e aplaudam de pé seus jogadores, cantem e chorem junto com eles ? Parece até que lá do outro lado ouviram minha pergunta, pois a resposta foi imediata: A imagem de uma mãe com sua filha de uns 7 ou 8 anos no colo, as duas chorando com a camisa azul do Schalke em seus corpos e pude perceber mesmo à distância que a mãe estava se recordando de seu pai naquele choro. O pai dela certamente a carregou no colo para assistir aos jogos do Schalke quando era criança.

 Aquela mãe não passava de 35 anos de idade e  nunca viu o Schalke ser campeão,assim como a maioria dos torcedores que estavam naquele estádio completamente lotado. E foi aí que eu entendi que esse amor era transmitido de geração pra geração, de pais para filhos, e eu que a princípio não entendia o amor daquela torcida por aquele time me emocionei, e cheguei a uma conclusão: Para a temporada 2007/2008 e por todas as futuras temporadas do campeonato alemão, o Schalke 04 acabava de ganhar mais um torcedor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário