sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Apenas um dia de sol ...

Numa manhã maio, abro o jornal e as manchetes são as mesmas: Crimes, corrupção e  fofocas sobre celebridades; mas, quando começo a folhear, uma notícia com pouco destaque me chamou atenção. Era a história de Raymond Towler, um músico americano que foi libertado após cumprir 29 anos de pena e ter sido constatado pela justiça através de exames de DNA que Towler foi condenado injustamente.
Sua sentença, aos 24 anos de idade, foi a prisão perpétua. Pensei comigo mesmo: “ O que poderia ter passado na cabeça daquele homem durante todo esse tempo preso de forma injusta? ” . Durante esse tempo, famílias se formaram e se desfizeram, guerras começaram e terminaram. Quantas vezes seu time de basquete favorito teria sido campeão?Principalmente, em seu primeiro ano cumprindo a pena, deve ter sido muito difícil imaginar que enquanto vivesse permaneceria preso pelo resto de seus dias.

Numa situação como esta, a sua própria pressão psicológica pode até mesmo fazer com que você se sinta culpado de um crime que não cometeu.
Dias de calor intenso, outros com frio de doer os ossos e você ali, preso numa cela, sabendo que o tempo vai passar e você vai envelhecer preso, solitário e com o resto do mundo achando que você é culpado e merece estar ali, mas você tem a certeza que é inocente e não conseguia provar.
Todos esses motivos já seriam suficientes para fazer de Raymond um homem revoltado com a vida; Mas, para a surpresa de todos, Towler disse logo em sua primeira entrevista à imprensa que não guardava mágoa de ninguém e estava feliz com a  correção do erro cometido pela justiça.

__ “ Esse é o melhor dia da minha vida, eu só queria que o sol saísse hoje, e ele saiu. E foi bom caminhar à  luz do sol  fora da prisão. ” .

A história de Towler deve servir de exemplo a todos nós que na maioria das vezes, em nossos pequenos problemas cotidianos, queremos encontrar culpados e nos tornamos egoístas sem perceber os problemas dos outros que nos cercam. Quantas coisas sonhamos em ter, em comprar e deixamos passar despercebido que, às vezes, a única coisa que precisamos é olhar para o céu e agradecer por mais um belo dia de sol. Mesmo preso durante todo esse tempo e de forma injusta, este homem não deixou de  perceber a beleza nas coisas mais simples da vida. Um dia, na prisão, ele deve ter olhado para o céu e  pedido que a vida lhe desse mais uma oportunidade de um dia poder ver o sol lá  fora, a natureza  estava atenta e lhe deu esse merecido presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário