domingo, 23 de outubro de 2011

Os poderes do amor...

Embarco no vagão do metrô num sábado de julho à tarde.Como de costume, não existem lugares vazios e as pessoas, dentro do vagão, têm um olhar distante dali e sequer se olham. Eu também já estava de pé ao lado da porta, buscando algo no que pensar em minha viagem de volta pra casa, quando observei uma pequena dupla interessante. Era uma linda jovem de baixa estatura e cabelos lisos com seu filho que devia ter no máximo 4 anos de idade. Eles haviam conseguido sentar e o que despertou minha atenção foi justamente algo que eu não via há muito tempo: Ela contava histórias para seu filho em voz alta, com um livro desses de histórias para crianças. O menino estava super atento, sentado e com o corpo reclinado para sua mãe, prestando atenção em tudo. Pedia que ela repetisse as partes da história que ele não tinha entendido. Quando ela acabou a primeira, pediu que ela contasse outra  e ela estava tão empolgada que nem percebia que eu, sem estar tão próximo, conseguia ouvir trechos da história, e não fosse os ruídos produzidos pelo metrô, até entenderia a história como o menino.

As duas pareciam tão distantes que se confundiram, achando que havia chegado a estação onde iam desembarcar, que chegaram a sair na estação errada, mas se deram conta rápido e conseguiram voltar ao vagão, logicamente perderam o lugar onde estavam sentados, mas ela se abaixou segurando no ferro do vagão para ficar na mesma altura que seu filho e continuou a contar a segunda história.

Era como se não houvesse outras pessoas ali naquele vagão, só os dois dentro do cenário criado na história que ela contava. Finalmente chegou a estação e eles desceram. Ela meio desajeitada com o livro aberto na mão, e ele, pequenino, segurando a mão da mãe. Quando os perdi de vista, lembrei de um trecho da Bíblia, precisamente uma carta de São Paulo, onde ele cita as qualidades do amor. Entre elas que o amor é paciente, não é invejoso, não se irrita, não guarda rancor, a tudo desculpa, em tudo crê, tudo espera e tudo suporta.

Hoje eu aprendi que o amor, além de todas as qualidades, também tem poderes e o que eu presenciei hoje foi o poder de tornar tudo ao seu redor invisível quando você está com a pessoa amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário